COLÉGIO 2017-10-27T20:05:56+00:00

1 – Quem Somos

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB) é o espaço e o ambiente onde vive uma Comunidade presbiteral destinada à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países, podendo também acolher presbíteros religiosos que vêm a Roma para realizar estudos de pós-graduação: extensivo, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O Papa São João Paulo II, quando visitou o Colégio, em 17 de janeiro de 1982, assim se expressou: “O Colégio Pio Brasileiro é um pedacinho do Brasil em Roma”. O Santo Padre tinha razão. O PCPB é uma referência para todos os brasileiros que residem em Roma ou aqui vêm em peregrinação ou a serviço. Nas datas da Independência do Brasil e de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nosso Colégio abre suas portas para acolher não só brasileiros, como também simpatizantes de nossa Pátria, para celebrar conosco esses momentos festivos.

Sob o aspecto jurídico, o PCPB é um Instituto Eclesiástico de direito pontifício, com sede em Roma, Itália. Por isto, tem uma relação de especial vínculo com a Santa Sé e os órgãos competentes por ela designados, de modo especial a Congregação para o Clero. Este Colégio está sujeito à autoridade, orientações e vigilância da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O PCPB rege-se pelas leis canônicas, pelas normas e determi­nações da Santa Sé e da CNBB, por seu próprio Estatuto e por outras normas complementa­res de caráter formativo ou administrativo. O PCPB está sujeito às leis civis da Itália.

2 – Organização

A Direção do Colégio é composta por uma equipe de quatro padres diocesanos: Reitor, Diretor de Estudos, Diretor Espiritual e Ecônomo. Esta equipe é nomeada pela CNBB e tem mandato de três anos.

Para ajudar no governo e na organização da casa, há alguns organismos. Anualmente, são eleitos, em Assembleia Geral, os coordenadores de cinco departamentos, um secretário e um coordenador geral, que compõem o Conselho de Estudantes. Estes departamentos são os seguintes: pastoral, litúrgico, social, cultural e recreativo-esportivo. O Conselho de Estudantes, juntamente com a Equipe de Direção e uma representante da Comunidade Religiosa compõem o Conselho Comunitário. Sendo um organismo de diálogo, este Conselho tem por finalidade planejar, promover e avaliar as várias atividades e os vários serviços necessários e úteis à vida comunitária do Colégio.

3 – Comunidade presbiterial e não presbiterial

O Regulamento da Comunidade presbiteral expressa a finalidade e o propósito do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.

“É finalidade própria da Comunidade Presbiteral a formação específica, permanente e integral dos seus membros, visando ao aperfeiçoamento da própria configuração a Jesus Cristo, Bom Pastor, à maturação como pessoa e ao serviço qualificado nas suas Igrejas Particulares”. (Art. 4º).

“A Comunidade Presbiteral deseja ser um ambiente acolhedor que favoreça o mútuo conhecimento e colaboração, onde se estabelecem laços de amizade sacerdotal, se confrontem e se partilhem tradições e experiências culturais, eclesiais, pastorais e espirituais diversas”. (Art. 6º).