ASSEMBLEIA ELEGE NOVO CONSELHO E LANÇA APLICATIVO

Por Pe. Paulo Henrique Teles de Almeida
Em Assembleia Geral Eletiva realizada nesta quarta-feira (29), em Roma, a direção do Colégio Pio Brasileiro apresentou oficialmente seu aplicativo institucional e, em seguida, a comunidade residente elegeu os novos membros do Conselho de Presbíteros para o ano acadêmico 2025/2026. A direção destacou a importância do momento para a vida comunitária e para o aprimoramento da gestão de rotinas internas.
App: organização a serviço da comunidade
Segundo o Reitor, Pe. Valdir Cândido, o aplicativo nasceu da necessidade de organizar hospedagens, convidados e refeições, oferecendo previsibilidade à cozinha e segurança aos ambientes formativos. O sistema integra-se ao novo site do colégio (seção “Serviços”), por onde chegam as solicitações de hospedagem que são tratadas e registradas dentro do app. “Novembro será mês ad experimentum; a partir de dezembro, o uso será obrigatório”, reforçou a direção.
Entre os benefícios, estão relatórios semanais e mensais de refeições e convidados, cadastro de hóspedes (com envio automático de informações para arrumação, economato e portaria) e alocação de quartos.
O Pe. Robson Luiz Caramano de Camargo explicou o funcionamento do aplicativo e as possibilidades que ele oferece à comunidade. Ao final, reconhecimento especial foi feito pelo reitor a ele pelo empenho diário na construção e operação do aplicativo.
Processo eleitoral: novo Conselho
A seguir, o Reitor nomeou a equipe para conduzir a comissão eletiva da Assembleia Geral 2025: Pe. Técio Andrade de Lima (presidente) e Pe. Crispim Guimarães dos Santos (secretário). Compuseram ainda a equipe de escrutínio os padres Pe. Paulo Henrique Caparelli, Pe. Claudiomar Silva Souza e Pe. Tárcio Rosa Siqueira.
Antes de iniciar as votações, Pe. Técio explicou o rito: seriam 95 votantes em cada escrutínio; com maioria simples o candidato estaria eleito. Caso o primeiro escrutínio não alcançasse mais de 50%, haveria novo turno com os dois mais votados. Foi feito um breve resumo histórico. Na Assembleia de 2024, decidiu-se transferir a eleição para outubro, com vigência até o final do ano letivo.
Coordenador do Conselho
•1º escrutínio: Pe. Wilson Morais — 31; Pe. Ruan Coutinho da Cruz — 44.
•2º escrutínio: Pe. Ruan Coutinho eleito, com 51.
Secretário do Conselho
•1º escrutínio: Pe. Wilson Morais — 12; Pe. Robson Luiz Caramano Camargo — 38.
•2º escrutínio: Pe. Robson Luiz Caramano de Camargo eleito, com 56.
Composição 2025/2026 (mesa do Conselho de Presbíteros)
Coordenador: Pe. Ruan Coutinho — Arquidiocese de Vitória (ES)
Secretário: Pe. Robson Luiz Caramano de Camargo — Diocese de São Carlos (SP)
Departamentos — eleitos
•Social: Pe. João Carlos Lima Dutra — Diocese de São Miguel Paulista (SP)
•Comunicação: Pe. Paulo Henrique Teles de Almeida — Diocese de Anápolis (GO)
•Cultural: Pe. Phelipe Fernandes Nogueira— Diocese de Divinópolis (MG)
•Liturgia: Pe. Gonçalo Aranha dos Santos — Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA)
•Pastoral: Pe. Emerson da Silva Lipinski — Diocese de São José dos Pinhais (PR)
•Esportes: Pe. Marcos Viana Silva — Diocese de Teixeira de Freitas (BA)
Esses oito padres eleitos passam a colaborar com a direção do Colégio, representando os presbíteros e dinamizando as atividades da Casa.
Além da Oração das Completas, ao final foi realizada a foto oficial com o novo conselho, seguida de confraternização.