Secretário da Congregação para o Clero visita o Pio Brasileiro

Na noite da segunda-feira, 21 de maio, monsenhor Jorge Patrón Wong, secretário da Congregação para o Clero, responsável por Colégios e Seminários, presidiu a Missa da memória da Beata Virgem Maria, Mãe da Igreja, na Capela Três Mártires do Colégio Pio Brasileiro.

Estiveram presentes à celebração o reitor do Colégio, padre Geraldo Maia, o diretor de estudos, padre Domingos Barbosa, o ecônomo, Pe. Leandro Chiarello e cerca de 50 presbíteros estudantes. Como um gesto de cordialidade, monsenhor Patrón celebrou em português.

Meditando sobre o papel da Virgem Maria na vida do sacerdote, o arcebispo disse que “fazer a experiência do discípulo amado junto a Nossa Senhora muda a nossa vida enquanto sacerdotes” e que “a experiência de uma comunidade sacerdotal em Roma lhes dá a graça de serem discípulos do Senhor, não mestres. Por força vocês são colocados na situação de discípulos. Nossa Senhora nos ensina a sermos humildes, a reconhecer que precisamos orar e pedir o Espírito Santo. Sendo a preferida do Senhor, não se envergonhou em colocar-se ao lado dos discípulos na Igreja Nascente, e não à frente deles”, pontuou.

Sobre os desafios da vida sacerdotal, o prelado destacou que “devemos evitar viver o presente baseado exclusivamente nas más experiências do passado, ou no temor excessivo do futuro. Devemos viver como homens livres, esta é a beleza de ser um discípulo amado do Senhor”.

Um grande entusiasta do título de Nossa Senhora Aparecida, monsenhor Patrón afirmou ter uma imagem da santa em seu escritório e sempre reza pelo Brasil. Sobre sua experiência no Santuário Nacional, analisou que “quando vamos a Aparecida, colocamos toda a nossa confiança no Senhor através de Nossa Senhora. A experiência de fé da Igreja no Brasil é viva! O povo brasileiro aprendeu a viver a fé em meio às dificuldades”.

Monsenhor Patron encerrou sua reflexão dizendo que “como sacerdotes diocesanos, pertencemos a uma família, a um povo, e tudo o que fazemos é por este povo, que reza por nós e espera o nosso retorno. Que as vossas experiências em Roma se tornem alimento sólido para o vosso povo, quando retornarem, sob a guia de Nossa Senhora Mãe da Igreja”.

Após o jantar, o secretário da Congregação para o Clero reuniu-se com os presbíteros estudantes que estão concluindo seus estudos e devem retornar ao Brasil ainda este ano.

Memória de Nossa Senhora

A memória obrigatória da Beata Virgem Maria Mãe da Igreja foi instituída pelo papa Francisco neste ano de 2018, e deve ser celebrada anualmente na segunda-feira após o domingo de Pentecostes.

Texto: Padre João Paulo Veloso, Arquidiocese de Palmas

Fotos: Padre João Paulo Veloso e Padre Rafhael Maciel, Arquidiocese de Fortaleza

 

By | 2018-05-25T23:12:40+00:00 maio 25th, 2018|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment