Comunidade acolhe nova Equipe de Direção

No dia 17 de outubro de 2020, memória litúrgica de Santo Inácio de Antioquia, no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, vivemos um momento importante da nossa história. Com celebração eucarística presidida por dom Jorge Carlos Patrón Wong, secretário da Congregação para o Clero, apresentamos nossa gratidão a Deus pela missão, nos últimos anos nesta casa, de Pe. Geraldo dos Reis Maia (Reitor), Pe. Domingos Barbosa Filho (Diretor de Estudos) e Pe. Leandro Miguel Chiarello (Ecônomo). Na mesma celebração vimos nomeados os membros da nova direção, Pe. José Otácio de Oliveira Guedes (Reitor), Pe. Geraldo Luiz Borges Hackmann (Diretor de Estudos) e Pe. Wellistony de Carvalho Viana (Diretor Espiritual).
Para formalizar a transição, foram lidos os decretos da Congregação para o Clero e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nomeando a equipe de direção do Pio Brasileiro para os próximos três anos. Estavam presentes, a comunidade presbiteral com alguns novos padres estudantes, as religiosas Filhas do Amor Divino e sua superiora geral e os colaboradores da casa. Dom Patrón, em sua homilia, exortou fraternalmente aos padres que assumiam a nova missão a servirem com verdadeiro empenho ao Colégio em vista da missão e do destino para os quais são preparados os padres que para cá são enviados. O bispo propôs caminhos: a oração assídua como experiência de Deus, capaz de fecundar o tempo de estudos em Roma; o primado de Cristo como especificidade da fraternidade-amizade sacerdotal; a unção como sensibilidade concreta na relação com o povo de Deus. Em seguida, os padres confirmados no serviço ao Pio, em torno do altar e diante da comunidade, fizeram a profissão de fé.
Ao final da celebração eucarística escutamos a palavra do novo reitor, Pe. José Otácio, que partilhou conosco a respeito de sua convocação para vir para Roma, destacando três dimensões do novo serviço: a alegria da missão, fruto do Espírito e da fidelidade a um sim generoso acolhido desde a ordenação presbiteral; o espírito de comunhão seja com a precedente equipe de direção seja com os membros do novo mandato, fator importante no caminho de continuidade; e, por fim, a esperança que nasce da vida fraterna, na dinâmica da sentença paulina: “Não temos a pretensão de dominar a vossa fé. Pelo contrário, somos colaboradores de vossa alegria, pois na fé estais firmados” (2Cor 1,24). Dirigindo-se às religiosas, falou da sua importante presença discreta e serena no nosso meio. Aos colaboradores disse do desejo de caminhar juntos.
Rogamos a Deus Uno e Trino, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, São José de Anchieta e Santo Inácio de Antioquia, que continue cumulando de bênçãos a vida e a missão tanto dos padres que seguem para o Brasil após esse tempo de generoso serviço pastoral nesta casa, quanto dos que chegam do Brasil para continuarem nos ajudando rumo à fecunda experiência de formação permanente e integral.

Texto: Pe. Antonio Marcos Depizzoli – Diocese de Jacarezinho (PR)
Fotos: Pe. Irineu Costa Correia – Diocese de Santiago (Cabo Verde)

 

By | 2020-10-20T07:34:43+00:00 outubro 19th, 2020|Notícias|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment